fbpx
e-commerce

A evolução do e-commerce na pandemia

A pandemia de Covid aumentou vários tipos de incerteza, mas uma tendência se tornou clara: ela acelerou as evoluções no universo digital. Os consumidores do e-commerce aumentaram em número e em compras. Acompanhando esse ritmo, as grandes marcas têm criado cada vez mais soluções de compra para seus clientes.

Confira neste artigo o impacto da pandemia no e-commerce e nos serviços financeiros oferecidos por essas marcas.

O impacto da pandemia no e-commerce

A pandemia colocou o e-commerce ainda mais em evidência no mercado. Antes da pandemia, as compras online cresciam a um ritmo constante em todo o mundo, mas o cenário mudou profundamente desde 2020.

Isso ocorreu principalmente devido às medidas de restrição de circulação destinadas a proteger a saúde pública e à crescente preferência do consumidor por evitar lojas físicas. Os negócios que conseguiram se adaptar às plataformas digitais prosperaram. Por outro lado, lojas tradicionais estratégias digitais fracas perderam espaço.

Impacto também nos serviços financeiros

O crescimento do e-commerce também contribuiu para o aumento dos serviços financeiros digitais prestados a pequenas empresas e consumidores. Serviços como pagamentos digitais, crédito e seguro estão cada vez mais sendo oferecidos por empresas não financeiras.

As gigantes do e-commerce mundial, como Amazon, Alibaba e Mercado Livre, têm facilitado cada vez mais as opções de pagamento e entrega (muitas ocorrem no mesmo dia e em poucas horas).

Como elas têm feito isso? Dados valiosos sobre pagamentos e transações permitiram que essas empresas construíssem modelos de pontuação de crédito sólidos e começassem a estender crédito e uma variedade de outros serviços financeiros a comerciantes e consumidores.

Embora a pandemia acabe (e esperamos muito por isso, o quanto antes), o fato é que ela deu um grande empurrão no ritmo de crescimento do e-commerce e isso não deve regredir tão cedo, mesmo quando, felizmente, pudermos voltar ao normal.

Acompanhe mais sobre as evoluções do e-commerce

Fique por dentro das tendências do meios digitais e e-commerce no blog da EACH-USP e tenha acesso a diversos conteúdos de Gestão e Marketing.

Rolar para cima