fbpx
marketing regional

A influência da cultura no Marketing Regional

É verdade que um negócio local em uma área específica não pode competir diretamente com um concorrente maior que atua globalmente. Ainda assim, uma empresa local precisa de uma estratégia de marketing direcionada para atrair clientes que podem não perceber que existe uma empresa especializada perto de sua casa.

Como o marketing regional é uma técnica realizada tanto pessoalmente quanto online, a cultura se torna um fator determinante tanto para relacionamento, quanto para ações digitais que colocam uma marca em evidência.

Veja neste artigo como a cultura influencia as estratégias de marketing regional.

O marketing regional tradicional e a cultura

Uma boa estratégia tradicional é trocar materiais de divulgação com empresas de sua região que atuam em outro nicho de mercado. Além disso, um dos tipos mais básicos de marketing regional é usar um cartão de visita. Usar o método tradicional de distribuição desses cartões pessoalmente conforme conhece novos potenciais clientes pode ser eficaz.

Em relação à cultura, ela é um fator especialmente importante no relacionamento entre uma marca e um cliente. Muitas marcas apostam em ações como eventos, shows e feiras que trazem elementos familiares e que agradam a seu público-alvo para aumentar sua exposição.

O marketing regional digital e a cultura

SEO e SEM

Evoluindo um pouco mais as estratégias, está o marketing digital regional. Ações como SEO (otimização de buscas) e o SEM (marketing de buscas) são muito eficientes nesse sentido.

O foco principal de uma estratégia SEO ou SEM de marketing regional é determinar primeiro todas as palavras-chave locais para sua empresa. Essas palavras-chave precisam ser específicas para sua área de operações para atrair clientes locais.

Isso também é conhecido como uso de palavras-chave com base em localização. Seu site deve ter palavras-chave que incluam sua cidade, bairro ou região.

A influência da cultura no Google

As palavras-chave e frases precisam ser incluídas em todas as páginas do seu site. Essas palavras não são necessariamente diretamente relacionadas ao produto ou serviço que você vende, mas são ligadas também a elementos culturais comuns à sua audiência. Isso é especialmente importante em produções dos chamados topo de funil, quando o consumidor está em fase de descoberta.

O uso de marketing local offline e online é importante para uma pequena empresa que precisa atrair mais clientes. Usar elementos de cultura no marketing regional é uma ótima maneira de conquistar clientes nas redondezas, que podem ver sua empresa como a melhor opção. Gostaria de saber mais sobre Gestão e Marketing? Acompanhe o blog da EACH-USP.

Rolar para cima