fbpx
commodities

O que são commodities?

Commodities são produtos de matéria-prima produzidos em larga escala sem perda de qualidade e que possuem grande importância mundial. Eles costumam ter baixo valor agregado e não sofrem alterações após a extração.

Neste artigo, você conhece as características de um commodity, qual seu significado e os principais tipos de commodities no Brasil. Confira!

Quais são as características de um commodity?

Uma característica comum entre as commodities é que seu preço costuma ser bem parecido, independentemente do produtor ou do país, uma vez que esse é um tipo de produto com poucas diferenciações entre eles. Naturalmente, seu preço acompanha a oferta e a demanda.

Diferentemente de outros ativos, as commodities tendem a se beneficiar da alta da inflação. Isso ocorre, por exemplo, quando a pressão inflacionária é motivada pelo aumento geral no consumo, o que faz a demanda também crescer e o nível produção aumentar.

O que significa commodities?

Commodities é o plural de commodity, palavra que significa mercadoria (em inglês). Originalmente, esse termo era utilizado para qualquer tipo de mercadoria. No entanto, essa designação passou por mudanças ao longo do tempo.

Quais são os tipos de commodities?

Embora a maioria das commodities esteja ligada a recursos naturais, bens intangíveis, como moedas e títulos, também podem ser considerados commodities. Confira alguns exemplos de commodities no mercado internacional:

  • Commodities minerais: petróleo, minério de ferro, ouro, etanol, gás natural

  • Commodities financeiras: Real, Dólar, Euro, títulos do tesouro direto

  • Commodities ambientais: água, madeira, geração de energia

  • Commodities agropecuária: café, soja, milho, trigo, cana-de-açúcar, proteína, algodão, borracha.

Existem ainda outras classificações sobre as commodities. Uma delas é a diferença entre hard commodities e soft commodities. Conheça as características de cada tipo a seguir.

Hard commodities

Essas são matérias-primas e recursos naturais que precisam de um trabalho adicional, como extração e mineração. Petróleo, borracha e ouro são alguns exemplos.

Soft commodities

Commodities que estão prontas para consumo ou podem ser usadas como matéria-prima, como soja, açúcar e café, entram nesta classificação.

Amplie seu conhecimento sobre o Mercado

Gostou de conhecer sobre commodities? Acompanhe o nosso blog e tenha acesso a diversos conteúdos sobre Gestão e Marketing.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima