fbpx
capital humano

Qual a importância do capital humano para as organizações?

O valor do conhecimento e das habilidades que os funcionários e proprietários trazem coletivamente para uma empresa é o capital humano da empresa.

O desenvolvimento e o gerenciamento desse valioso ativo comercial têm grande importância para as organizações. Conheça mais sobre isso neste artigo.

O que é capital humano?

A ideia do capital humano é ver a força de trabalho como um ativo de capital da empresa, semelhante aos ativos de capital físicos tradicionais, como edifícios, ferramentas e equipamentos.

Assim, os funcionários deixam de ser vistos como uma despesa, mas sim um ativo de capital que aumenta a produtividade da organização.

Ao descrever os atributos do capital humano, vários termos podem ser usados, incluindo experiência, inteligência, criatividade, talento, educação, habilidades e especialização. A personalidade individual e os hábitos dos funcionários também podem se encaixar nisso.

Como medir o capital humano

Reconhecer que o capital humano contribui com valor para a empresa é uma coisa. Medir essa contribuição é outro.

Ao contrário do capital físico tangível de um edifício, uma frota de veículos, máquinas, computadores, o capital humano é intangível. Para ter uma métrica precisa do capital humano, tente o seguinte:

  • compare os lucros da empresa antes e depois de implementar um programa de gestão de capital humano.
  • lembre-se que o capital humano pertence aos funcionários, não à empresa. Se um funcionário sai da empresa, sua parte do capital humano também sai. Dependendo da natureza do trabalho e da habilidade da pessoa que está saindo, isso pode ter um efeito mínimo ou devastador na empresa.

Embora as empresas de hoje tendam a ver seus funcionários como ativos e não como despesas, o conceito de capital humano ainda está em evolução.

Mesmo que seja difícil quantificar, desenvolver e gerenciar o capital humano de sua empresa é importante para o sucesso.

Gostou de conhecer sobre capital humano? Acompanhe o nosso blog e tenha acesso a diversos conteúdos sobre Gestão e Marketing.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima